O Site do Evento

O Site do evento é o local onde você apresentará o evento para os interessados. Todos os aspectos desse site podem ser manipulados acessando o menu Evento > Site. No link Páginas, você poderá adicionar textos, mapas, formulário de contato, etc. Para começar, abra a página Início e edite o texto de exemplo, inserindo uma mensagem de boas-vindas aos seus participantes e explicando superficialmente o evento.

Você pode adicionar, alterar e excluir páginas à vontade. Existem vários tipos de conteúdos, sendo o mais comum o Texto em HTML, que permite escrever textos com formatação (negrito, itálico, sublinhado, mudar fonte e cor, etc.). Experimente os outros tipos de conteúdo para conhecer as possibilidades que brinda o sistema.

A criação de um site para o seu evento é totalmente opcional. Se seu evento já possui um site, pode utilizar apenas a página de inscrição do evento.

Arquivos do Site

Dentro do site é possível subir arquivos para serem utilizados com diversas finalidades, por ​exemplo:

  • Imagens para serem inseridos dentro dos conteúdos;

  • Arquivos de Word, PDF, etc. para que os visitantes possam visualizar ou baixar (por exemplo: Modelo para Trabalho Técnico).

O local para subir estes arquivos é no menu Evento > Site > Arquivos.

Disponibilizar um arquivo aos visitantes do site

Para que um arquivo determinado possa ser visualizado ou baixado pelos visitantes do site, siga o procedimento abaixo:

  1. Acesse o menu Evento > Site > Arquivos e clique no arquivo que você subiu. Verá que ele tem um campo chamado Embutir. Copie o endereço que aparece nesse campo.

  2. Acesse o menu Evento > Site > Conteúdos e adicione um novo conteúdo do tipo Texto em HTML. No editor de texto, digite um texto como "Clique aqui para visualizar a programação", selecione ele e clique no botão Inserir/Editar Hiperlink (o ícone dele é um globo com uma corrente). Se abrirá uma janela de diálogo, no campo URL dela insira o endereço que copiou no passo 1.

  3. Clique em OK e salve o conteúdo.

Esse procedimento serve para qualquer arquivo que você desejar disponibilizar para download no site.

Dependendo da configuração de browser e aplicativos do visitante, o mais comum é que ao clicar no link o arquivo seja aberto dentro da mesma janela do browser que ele estiver utilizando. Se em lugar disso você quiser que o arquivo sempre seja aberto separadamente como um download, no passo 1 use o endereço do campo Baixar em lugar do Embutir. Isso fará que ao clicar no link o browser sempre pergunte pro visitante se ele deseja abrir ou salvar o arquivo.

Domínio Personalizado (nomedoevento.com.br) (Opcional)

Por padrão, o site do seu evento terá um endereço que começa com eventmaster.com.br, porém você pode utilizar seu próprio domínio. Isso ajuda a dar uma identidade mais definida a seu evento, e ainda melhora o posicionamento do seu site nos motores de pesquisa como Google, Bing e Yahoo.

  1. Acesse a área administrativa do EventMaster. Dirija-se ao menu Evento > Site.

  2. Clique em Domínios, e adicione o nome do domínio na forma canônica (isto é, sem o "www."). Por exemplo, meuevento.com.br. Clique Salvar.

  3. Aguarde no mínimo 5 minutos. Esse é o tempo necessário para que o EventMaster atualize o servidor de DNS com as novas informações.

  4. No registro.br, faça o registro do seu domínio utilizando os seguintes servidores DNS:

Servidor Master

Nome: ns.meuevento.com.br (onde meuevento.com.br é o domínio que você está registrando; insira seu domínio nesse local)
IP: 199.217.112.246

Servidor Slave 1

Nome: ns.app.eventmaster.com.br
IP: (deixe vazio)

Leia e aceite o contrato do Registro.br. Clique em ENTRAR. Após aproximadamente 1 hora, o domínio deverá estar funcionando. Ao inserir meuevento.com.br ou www.meuevento.com.br na barra de endereços do seu browser, deverá aparecer o site do seu evento.

Como receber e enviar e-mails dirigidos a @nomedoevento.com.br

​No cadastro do Domínio, preencha o campo E-mail. Todo e-mail que alguém enviar para @nomedoevento.com.br (sem importar o que tiver antes da @) será encaminhado para o endereço que você inseriu no cadastro do Domínio. Por exemplo, se você cadastrou o endereço [email protected], e um visitante do site enviar e-mail para [email protected], você receberá a mensagem na caixa de entrada de [email protected]. Se você utiliza um serviço de e-mail de boa qualidade como o Gmail, poderá criar endereços alternativos nele, para poder responder os e-mails utilizando também [email protected] como remetente.

Google Analytics (Opcional)

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de tráfego que permite responder a questões como: Quantas visitas seu site recebeu, de onde vieram, qual o tipo de conexão que eles têm, etc.

Para poder analisar o tráfego do site do seu evento utilizando o Google Analytics, utilize o roteiro abaixo:

  1. Acesse http://analytics.google.com e crie uma conta, ou entre com sua conta de Google se já tiver uma.

  2. Cadastre o site do seu evento no Google Analytics, seguindo as instruções do próprio sistema.

  3. Obtenha o Código de Acompanhamento que o Google Analytics criou para seu site. Para isso, dentro do Google Analytics, clique no menu Administrador e depois em Código de Acompanhamento. Desça até o titulo "2. Cole este código em seu site" e copie todo o conteúdo da caixa de texto. O Código de Acompanhamento é um fragmento de texto que começa com .

  4. Agora acesse a área administrativa do EventMaster e faça seu login.

  5. Na listagem de eventos, clique no evento cujo site deseja monitorar.

  6. Acesse o menu Evento > Site. No campo Google Analytics, cole o código que tinha copiado anteriormente (Control+V). Finalmente clique em Salvar.

Para aproveitar ao máximo os recursos do Google Analytics, recomendamos que leia os artigos de ajuda disponibilizados pelo site deles.

Utilizar o EventMaster com um site já existente

Se o seu evento já possui um site, você pode inserir nele um link onde os participantes cliquem para realizar a inscrição.

  1. Acesse o sistema EventMaster.

  2. Clique no seu evento.

  3. Imediatamente aparecerá uma página de resumo do seu evento, com as informações básicas de acesso a ele. Junto ao título URL Inscrição aparecerá um endereço de internet. Copie esse endereço e utilize ele no seu site para fornecer acesso direto à página de inscrição do evento.

  4. Você pode voltar a qualquer momento nessa tela de informações, clicando em Início na barra de navegação superior do sistema EventMaster.

Para criar um link no site do seu evento, que ao ser clicado direcione o participante diretamente à inscrição, utilize o seguinte código fonte HTML na sua página:

<a href="url-de-inscricao">Clique aqui para realizar sua inscrição</a>

Substitua url-de-inscrição pelo endereço que copiou no passo anterior (deverá começar com http:// ou https://).

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