Participantes
São as pessoas que se inscrevem no seu evento para participar dele.
Atributos de Participantes
Quando os participantes acessarem o site do evento, vão se inscrever preenchendo um formulário com informações que os identificam. Quais são essas informações, é algo que você pode definir acessando o menu Participante > Atributos. Independentemente do que for cadastrado ali, o EventMaster sempre pedirá aos participantes ao se inscreverem o Nome e E-mail. Você poderá adicionar outros atributos, como Telefone, CPF, Endereço, e qualquer outro que considerar útil para o seu evento em particular.
Categorias de Participantes
Freqüentemente se deseja segmentar o público do evento, cobrando taxas de inscrição diferentes dependendo do tipo de participante. O primeiro passo para isso é acessar o menu Participante > Categorias e cadastrar ali essas divisões. Todo evento precisa ter pelo menos uma categoria de participante cadastrada.
Data Limite para Inscrições
Na maioria dos eventos se deseja fechar as inscrições on-line antes do início do evento, aceitando somente inscrições presenciais no dia do evento. Para isso, acesse o menu Participante > Opções e no campo Data Limite Inscrição informe a data do último dia em que serão aceitas inscrições através do site do evento. Após essa data, o sistema não aceitará novas inscrições. O recomendado é inserir uma data limite de dois ou três dias anteriores ao início do evento.
Para o usuário Administrador, ainda será possível inscrever novos participantes acessando a área administrativa e dentro dela clicando no menu Participante > Inscrever. Esse atalho permitirá inscrever um participante mesmo tendo expirado o prazo para inscrições.
Participantes Ativos e Inativos
Quando um participante conclui sua inscrição no evento com sucesso, ele é automaticamente sinalizado pelo sistema como Ativo. Dizer que um participante está Ativo é dizer que ele "existe" no evento, que sua inscrição deve ser considerada e gerenciada pelo sistema. O contrário de um participante Ativo é um participante Inativo. Este é simplesmente ignorado pelo sistema, como se ele não existisse. Não aparecerá em pesquisas, relatórios nem listagens.
Todo participante ao iniciar sua inscrição no evento é criado inicialmente como inativo. Só quando chega até a última página do processo de inscrição (Ficha de Inscrição ou de Pré-Inscrição) ele passa a ser ativo.
É possível desativar ou re-ativar um participante na tela de gerenciamento. Para isso:
Acesse o EventMaster e clique no seu evento.
Acesse o menu Inscrição > Gerenciar. Por padrão, são listados apenas os participantes ativos.
Clique na aba Filtro e selecione a opção Ativo=Não para mostrar apenas os inativos, ou Ativo=Qualquer para mostrar todos os participantes, ativos ou inativos.
Clique em Aplicar para visualizar o resultado.
Na listagem de participantes, sempre é possível selecionar um ou vários e clicar nos botões Ativar ou Desativar para "excluir" ou “recuperar” eles.