Gerenciamento de Trabalhos Técnicos e Científicos ​

O fluxo básico do gerenciamento de Trabalhos Técnicos e Científicos é o seguinte:

  1. O autor envia um Resumo (não é o trabalho completo, mas contém apenas as informações básicas do trabalho).

  2. O Resumo é avaliado por um ou mais avaliadores, que dão um parecer sobre ele. Aqui o EventMaster fornece várias ferramentas para que esse processo seja on-line.

  3. Se o Resumo for aprovado, o participante pode enviar o Trabalho completo.

Esse fluxo padrão pode ser modificado de diversas formas, dependendo das opções configuradas no EventMaster. Em alguns eventos, é enviado o trabalho completo logo no início, ficando o passo 3 do fluxo acima sem ser necessário.

Configuração

Para configurar o gerenciamento de trabalhos no seu evento, utilize o seguinte roteiro como guia:

  1. No menu Trabalho > Tipos, cadastre os tipos de trabalhos que haverá no evento. Por exemplo: Apresentação oral, Póster, etc. É necessário ter pelo menos um tipo de trabalho cadastrado.

  2. Cadastre os atributos do Resumo no menu Trabalho > Atributos do Resumo. Os Atributos de Resumos são os campos que um resumo tem, e que o autor deverá preencher quando enviar ele. Por exemplo: Titulo, Sub-titulo, Texto.

  3. Cadastre os Avaliadores de Resumos. Eles serão os responsáveis por ler os resumos enviados e emitir um parecer sobre cada um deles. Um avaliador é um usuário normal do sistema, que deve ter concedida a permissão de Avaliar Trabalhos. Para cadastrar eles, dirija-se ao menu Usuário > Gerenciar, e se eles ainda não estiverem ali, utilize o menu Usuário > Criar/Convidar. Na listagem de permissões, selecione a opção Avaliação que fica dentro de Trabalho. Complete clicando em Salvar.

  4. Com os usuários avaliadores já cadastrados, o próximo passo é organizar eles em comissões. Uma comissão é um grupo de avaliadores encarregados de avaliar um sub-conjunto do total dos resumos. Em eventos grandes, costuma-se dividir os trabalhos por eixo temático e criar uma comissão para cada eixo, contando cada comissão com vários avaliadores. Em eventos pequenos, uma única comissão é suficiente, freqüentemente com apenas um ou dois avaliadores dentro dela. Dirija-se ao menu Trabalho > Avaliadores e cadastre ali pelo menos uma comissão. No cadastramento da comissão poderá escolher qual o critério pelo qual serão enviados os resumos para ela: pelo Tipo, ou por um valor determinado do atributo de seleção de comissão. O atributo usado para essa função pode ser selecionado no menu Trabalho > Opções > Atributo de Seleção de Comissão. Toda vez que for enviado um resumo atendendo a esse critério, ele será enviado para essa comissão.

Modalidades de Avaliação

Existem duas modalidades de avaliação de resumos:

  • Por Votação: O avaliador atribui ao resumo um resultado dentre vários pré-definidos. As opções por padrão são Aprovado e Rejeitado, porém, é possível adicionar ou alterar as opções de resultados no menu Trabalho > Opções de Resultados. Se o resumo tiver várias avaliações, o resultado fica definido pela opção que mais avaliadores escolheram.

  • Por Pontuação: O avaliador responde um questionário, no qual cada resposta tem um valor (desconhecido para ele). A soma dos valores das respostas gera a pontuação de cada resumo. Quando um resumo recebe várias avaliações, a pontuação dele será a média delas. O questionário pode ser cadastrado no menu Trabalho > Questionários. Veja mais detalhes aqui.

Alteração de Resumos já Enviados

Por padrão, uma vez que um usuário envia um resumo ao evento, esse resumo não pode mais ser alterado posteriormente, exceto pelo administrador do sistema.

É possível flexibilizar o envio de resumos, de tal forma que mesmo após ter submetido ele, o usuário possa alterar algumas informações. Nesse caso, se aplicam as seguintes restrições:

  • Unicamente o usuário que enviou o resumo poderá realizar alterações.

  • A possibilidade de alterar o resumo existirá enquanto ele não tiver sido avaliado. Quando receber a primeira avaliação, o resumo será automaticamente bloqueado para alteração, podendo apenas ser visualizado pelo usuário.

  • O Tipo de Resumo e os Autores não podem ser alterados pelo usuário que enviou o resumo.

Para habilitar a alteração de resumos:

  1. No menu do seu evento, acesse Trabalho > Opções.

  2. Marque a opção Pode editar.

  3. Clique em Salvar.

O participante poderá realizar a alteração acessando a Área do Participante e depois clicando em Resumos (ou Trabalhos, dependendo do evento). Na lista dos resumos enviados, poderá clicar no código de um deles e, se estiverem dadas as condições descritas acima, poderá alterar as informações na tela e clicar em Salvar para confirmar.

Avaliando Resumos

  1. O usuário avaliador acessa o sistema com seu e-mail e senha.

  2. No menu Trabalho > Avaliação verá a lista de resumos aguardando pela sua avaliação.

  3. Ao clicar numa linha da lista, verá os detalhes do resumo (exceto autores) e poderá selecionar um resultado de avaliação ou responder o questionário de avaliação, conforme explicado anteriormente.

results matching ""

    No results matching ""